Como já estudamos anteriormente, a geografia é a ciência que estuda a relação entre o ser humano e o espaço em suas várias formas e aspectos (economia, política, relevo, clima, vegetação, etc.) e isso inclui também o estudo em como as doenças e outras questões de saúde, que afetam afetam os seres humanos, e estão diretamente relacionadas com o espaço mundial. Hoje vamos entender como a escala geográfica é aplicada aos estudos de Geografia da Saúde.
Por escala geográfica (não confundir com escala cartográfica que usamos nos mapas), estamos falando sobre a extensão de algum evento. Uma forma simples de entender é pensarmos nos campeonatos de futebol.
Um torneio de futebol entre times do Cesarão será um evento em escala local. O campeonato “carioca” (campeonato estadual de futebol, embora o nome certo para quem nasce no Estado do Rio de Janeiro é Fluminense e Carioca seria o nome apenas para quem é da cidade do Rio de Janeiro) é um evento que abrange uma localidade maior (estadual). Antigamente existia o Torneio Rio-São Paulo que era um torneio regional de futebol com equipes do Estado do Rio de Janeiro e do Estado de São Paulo.
O Campeonato brasileiro e a Copa do Brasil são eventos em escala nacional. A copa do mundo e o mundial de clubes são eventos em escala global, como as pandemias.
Copie para seu caderno o resumo sobre a escala geográfica das doenças feito pela UOL educação:
“Surto: acontece quando há o aumento repentino do número de casos de uma doença em uma região específica. Para ser considerado surto, o aumento de casos deve ser maior do que o esperado pelas autoridades. Em algumas cidades (como Itajaí-SC), a dengue é tratada como surto (e não como epidemia), pois acontece em regiões específicas (um bairro, por exemplo).
Epidemia: a epidemia se caracteriza quando um surto acontece em diversas regiões. Uma epidemia a nível municipal acontece quando diversos bairros apresentam uma doença, a epidemia a nível estadual acontece quando diversas cidades têm casos e a epidemia nacional acontece quando há casos em diversas regiões do país. Exemplo: no dia 24 de fevereiro, vinte cidades haviam decretado epidemia de dengue.
Pandemia: em uma escala de gravidade, a pandemia é o pior dos cenários. Ela acontece quando uma epidemia se espalha por diversas regiões do planeta. Em 2009, a gripe A (ou gripe suína) passou de epidemia para pandemia quando a OMS começou a registrar casos nos seis continentes do mundo. A AIDS, apesar de estar diminuindo no mundo, também é considerada uma pandemia.
Endemia: a endemia não está relacionada a uma questão quantitativa. Uma doença é classificada como endêmica (típica) de uma região quando acontece com muita frequência no local. As doenças endêmicas podem ser sazonais. A febre amarela, por exemplo, é considerada uma doença endêmica da região Norte do Brasil.”
(Fonte: https://educacao.uol.com.br/disciplinas/geografia/surto-epidemia-pandemia-e-endemia-entenda-qual-e-a-diferenca-entre-eles.htm )
A gripe suína foi a primeira pandemia do século 21, segundo a OMS (Organização Mundial da Saúde). Ao longo da história, a malária, a cólera, a tuberculose e a Aids circulam na forma de epidemias ou pandemias. Pesquise e responda em seu caderno o questionário da UOL Educação sobre a pandemias, epidemias e surtos:
1) No século 16, que doença ajudou os conquistadores europeus a exterminar populações nativas do continente americano? Ela é transmitida por vírus e provoca erupções na pele:
( )A varíola.
( )A febre amarela.
( )A SARS.
2) Em que situação uma epidemia pode virar pandemia?
( )Nas raras situações em que a origem do vírus que afeta os seres humanos está na criação de suínos.
( ) Quando a doença deixa de ser localizada numa região e passa a atingir diversos países, como a gripe suína.
( ) Quando a taxa de mortalidade da doença é superior a 15%.
3) Qual o outro nome para a gripe espanhola? Na Espanha, a epidemia matou cerca de 8 milhões de pessoas:
( ) Influenza A.
( ) Gripe de 1918.
( ) Peste bubônica.
4) Qual o agente causador da peste negra?
( ) As pulgas de ratos.
( ) O vírus H1N1.
( ) A bactéria Yersina pestis.
5) Que região do mundo é a mais afetada, atualmente, pela epidemia de malária?
( ) A África subsaariana.
( ) A América Central.
( ) A Índia.
6*) Atualmente estamos enfrentando a pandemia do COVID-19, a doença causada pelo coronavírus. Isso significa que (marque a opção correta):
( ) A doença está afetando o mundo todo, com a grande maioria dos países cumprindo a quarentena e o isolamento social (que são as únicas formas de nos protegermos já que ainda não existem remédios e vacinas específicos).
( ) A doença não é grave e nem se espalha como dizem, sendo apenas um resfriado acontecendo em alguns lugares do Brasil e que não faz sentido o isolamento social já que existem alguns remédios para ela.
( ) A doença é grave, porém está afetando apenas poucos lugares.
7) Quais os sintomas da cólera, doença transmitida pela água contaminada?
( ) Febre alta e icterícia.
( ) Pneumonia e aumento dos gânglios linfáticos.
( ) Vômito, diarréia e cãimbras.
8) O que têm em comum as pandemias de cólera, Aids e gripe suína?
( ) As três doenças são infecciosas, tratadas com medicamentos.
( ) As três doenças têm vacinas em estudo, mas não têm cura.
( ) As três são doenças infecciosas agudas provocadas por bactérias.
9) O que é o tifo epidêmico? Ele fez milhares de vítimas em guerras e nos campos de concentração nazistas:
( ) É uma lesão que contrai os músculos e leva à morte por asfixia.
( ) É a DST (doença sexualmente transmissível) com a mais alta taxa de mortalidade.
( ) É uma doença infecciosa que afeta a circulação do sangue, com complicações nos rins, pulmões e coração.
*A pergunta 6 foi substituída pelo professor Morôni, visando atualizar o questionário.
Assinar:
Postar comentários (Atom)
0 comentários:
Postar um comentário