Sabemos que o atual candidato queridinho do meio "evangélico" fundamentalista (e do meio "católico" que acha que está na idade média, mesmo desobedecendo o Vaticano e a CNBB) é o candidato a presidente Jair Bolsonaro.
Jair tem usado o slogan "Brasil acima de tudo, Deus acima de todos" e outros políticos fundamentalistas copiaram o slogan (até para tentar surfar na onda e arrecadar alguns votos). Porém, eles (que querem misturar religião com política) e que se dizem cristãos (mesmo que as suas atitudes já sejam questionáveis) nem ao menos se dão conta que estão cometendo o pecado de idolatria com esse slogan blasfemo.
Jair é apenas alguém que de última hora inventou uma religiosidade de fachada para tentar ganhar votos, se diz católico mas foi rebatizado (algo que o tornaria excomungado dentro do catolicismo) por um pastor evangélico em Israel (a necessidade de ir em Israel pra se batizar já seria um indício de superstição e uma certa idolatria), e recentemente foi desmascarado em sua falta de conhecimento bíblico por Marina Silva (essa sim evangélica de verdade e defensora do Estado Laico, uma conquista protestante) com Jair ainda soltando a pérola falando sobre o "livro de Paulo" (sendo que nem existe tal livro na Bíblia, existem algumas cartas do Apóstolo Paulo e mesmo assim não tem qualquer ligação com o que o candidato estava tentando dizer).
Admito que de cara me choquei com o slogan mas, para me certificar que não estava com implicância sobre ele, entrei em contato com alguns amigos especialistas em linguística e me confirmaram que o que eu havia falado tinha razão. A palavra tudo se refere a absolutamente tudo (pessoas, coisas, etc), a palavra todos se refere a pessoas e etc. Ao falar Brasil acima de tudo, Deus acima de todos, até está colocando Deus acima dos seres humanos, mas o Brasil ainda aparece acima até de Deus.
Lembrando que o pecado da idolatria não é a construção de imagens, mas colocar algo no lugar ou acima de Deus. Sendo assim, esse slogan é idólatra por si só. Para o cristão, o Brasil não está acima de tudo, O Deus Trino e Uno, seus mandamentos, a "pátria celestial", o amor por toda a humanidade estão acima de nosso amor pelo nosso país.
Além disso, embora o nacionalismo (valorização da cultura e da sociedade em que você nasceu) seja compatível com o cristianismo e até piedoso na medida em que não seja xenófobo, colocar o Brasil acima de tudo já incompatível com uma religião universal (esse é o sentido da palavra católico quando o credo niceno fala Creio na Igreja Una, Santa, Católica e Apostólica) que está aberta para todos os povos. Não é possível colocar o Brasil acima de tudo, não poderemos aceitar que o Brasil lucre sobre a desgraça de outros povos (Por exemplo), por isso precisamos acolher imigrantes, precisamos ter uma política externa que privilegie o respeito ao bem comum e a dignidade da pessoa humana do que o próprio lucro de nosso país, etc.
Imagem: http://m.arede.info/ponta-grossa/206748/outdoor-de-bolsonaro-e-pichado-em-ponta-grossa |
Mesmo que você apoie tais candidatos, o que eu já acho que deveria ser revisto, não deixe de ser crítico com esse slogan caso você se considere cristão e com as consequências de tal slogan. Bem como, pense o motivo real de algumas lideranças religiosas usarem Deus para promover alguns candidatos, mas não darem a mínima para quando slogans e propostas afrontam diretamente os mandamentos divinos.
0 comentários:
Postar um comentário