Quando se fala das privatizações temos logo dois pensamentos:
1) A esperança por melhorias, já que os nossos serviços públicos são constantemente sucateados.
2) Aqueles que questionam a privaitzação, falando até com justeza de que o serviço continua ruim e tudo o mais.
Ambas as linhas de pensamento esquecem completamente do lado mais bizarro das privatizações. Imagine você que vai haver uma festa, você compra um bolo para ser vendido nessa festa e ao chegar na festa descobre que apenas você está lá e será o único que vai consumir o bolo (e vai ter que comprar pois não há mais nada para ser comprado)... É isso que acontece com as nossas privatizações, o povo (através do governo) investe seu dinheiro nos meios de transporte para alcançar melhorias e alguém se encarrega de vender o serviço novamente para o próprio povo. (quem mais consumiria?)
Em 1998 os trens do RJ (FLUMITRENS) foram privatizados, porém o governo do Estado continua pagando pelas eventuais melhorias do péssimo serviço enquanto a SUPERVIA apenas recolhe os lucros. |
Falta de vontade política é o que faz com que quando o transporte é público e qualquer eventual lucro/retorno seria do próprio governo ele não tenha dinheiro para investir, mas basta privatizar que no dia seguinte não falta dinheiro para fazer os empresários lucrarem enquanto o povo fica no prejuizo (perde o dinheiro dos impostos, tem tarifas aumentadas, serviço continua ruim, ...). Sendo algo tão estúpido e que gera tanto prejuízo para a população o que faz com que algum governo faça isso? Fica a dica...
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mulher-de-cabral-defende-concessionaria-do-estado,500569,0.htm
Mas não pensem que foi um caso isolado não... Olha aí acontecendo cada vez mais:
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/galeao-foi-privatizado-mas-investimento-e-publico-2/
OBS.: Concessão (NA PRÁTICA) é privatização! Para entender melhor (e não cair no conto da turma governista): http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Privatizacao-e-concessao-sutilezas-de-uma-falsa-polemica/26724
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