- A quadrilogia de "O Silêncio dos Inocentes" que conta a história do psiquiatra que é psicopata e canibal (Dr. Hanibal Lecter).
- O seriado "Dexter", onde um policial extremamente íntegro ao descobrir cedo que seu filho (Dexter) seria um psicopata o treina para que ele direcione a sua psicopatia contra outros psicopatas, vindo seu filho a no futuro ser um policial que faz com os psicopatas o que eles fazem com suas vítimas.
- A série "Dupla Identidade", produção da Rede Globo que conta a história mais clássica de um psicopata e que por ser transmitida em um meio de massas talvez aguce ainda mais essa discussão na população.
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-12-11/vamos-te-matar-dizem-moradores-de-bairro-onde-serial-killer-morava.html
Bem, como podemos ver na notícia acima, as pessoas logo começam a se questionar e buscar o que fazer com essas pessoas. Antes de pensarmos o que deve ser feito com tais pessoas, é necessário entender a doença e o que pode ser feito:
http://zh.clicrbs.com.br/rs/noticia/2011/05/psicopatia-nao-tem-cura-e-um-modo-de-ser-diz-psicanalista-3323647.html
http://hospitaldoispinheiros.com.br/diagnostico-por-imagem/noticias/22152/
http://psicopatiaesociedade.blogspot.com.br/p/qual-o-tratamento-para-psicopatia.html
Dr. Hannibal Lecter, talvez o mais famoso psicopata do cinema. |
http://www.migalhas.com.br/dePeso/16,MI161127,21048-Erros+judiciais+causam+danos+a+inocentes
http://odia.ig.com.br/noticia/rio-de-janeiro/2014-02-15/inocencia-comprovada-dois-anos-apos-farsa.html
Vale lembrar que o psicopata não é um criminoso comum, o criminoso comum pode (se arrependendo ou não) largar o crime, mas o psicopata está condenado a repetir estes crimes por toda a vida. Creio que o debate esteja apenas começando, mas me parece que APENAS nos casos de psicopatia, seja válida a prisão perpétua (com tratamento psiquiátrico, como num manicômio judicial) com trabalho forçado (Gulag?) para custear sua estadia e tentar trazer algum benefício para a sociedade. Até o momento, apesar de estar aberto ao debate, esta me parece ser a única pena que ao mesmo tempo evitaria todos os problemas da pena de morte e garantiria a devida proteção para a sociedade.
Obs.: Vale lembrar que estamos tratando aqui da psicopatia mais grave e violenta, aquela que encontramos nos serial killers, como toda a doença existem vários graus de psicopatia. Apesar de alguns especialistas defenderem alguns tratamentos para amenizar a psicopatia, nenhum deles vê uma cura que realmente garanta que a pessoa possa se reinserir na sociedade. Segue um link da Associação Brasileira de Psiquiatria sobre o assunto: http://www.abp.org.br/portal/terapia-para-psicopatas/.
Está na hora da sociedade ter um amplo debate sobre essa questão!
0 comentários:
Postar um comentário