#SemMedoDaDemocracia

on sábado, 11 de janeiro de 2014
Faz um tempo que ouvi de um liberal/libertariano que a solução para a pobreza era o governo vender tudo, depois pegar o dinheiro e distribuir entre os pobres... Obviamente eu disse que supondo que isso fosse suficiente para eliminar a pobreza, sem saber como usar corretamente o dinheiro, em pouco tempo todos voltariam ao estágio anterior (e agora sem amparo governamental) pois não adianta de nada ter e não usar corretamente.

De forma muito parecida vive a nossa democracia, estou falando além de eleições, vemos a cegueira (que é pior que a ignorância) entranhada em nossa sociedade. Abusos em travestir a libertinagem de liberdade (no caso por exemplo dos politicamente incorretos tipo Rafinha Bastos) ou até nos fundamentalismos mais cegos que o da Al-Qaeda. Vou falar de alguns:
O governismo PTista é um dos mais cegos que temos, qualquer coisa que o governo faz é automaticamente progressista (até defender o Sarney) e qualquer um que se opõe é automaticamente de direita...  (Alguns partidos de ultraesquerda tem o mesmo pensamento na questão de que quem não é do partido é de direita) Para esses se o PSB, PSOL, PSTU, PCO, Papa Francisco ou qualquer outro lançar candidatura contra o PT ou ao menos criticar estão todos comprados pela direita...
Quer vencer os intolerantes e opressores? Seja mais intolerante e opressor que eles... Esse é o grupo que pega uma cartilha e só sabe dar porrada nos outros... Você tem algum argumento racional/filosófico/científico para ser contra o aborto? Azar o seu, será ignorado e atacado... É cristão ou qualquer outra coisa que eles considerem do status quo (filiado ao partido X ou Y, do Grupo X ou Y)? Não tem o direito de ser progressista e será automaticamente atacado por generalizações, afinal para esses até a "Teologia da Libertação" é responsável pela inquisição. É a galera do Femen (mesmo que não seja filiada realmente ao grupo) e que tem um comportamento que só serve pra afastar aliados e queimar o filme de causas sérias.
Uma seita braba é aquela que tenta condenar tudo que os animalistas fazem, é a galera que no instituto Royal tentou dar uma de cientificista e quando falhou ainda tentou usar argumentos toscos do tipo "e os ratos?" (ignorando que os ativistas tentaram salvar eles também mas não conseguiram)... Lembra dos trolls que só ficavam zuando vegetarianos falando de bacon, MEAVELS e etc? Pois é, são a versão piorada dos trolls pois eles acham doentiamente que estão falando uma nobre verdade ensinada por Buda e inquestionável (a "ciência" deles é mais dogmática que as religiões mais obscurantistas que já vi) e nem adianta tentar questionar com zilhões de artigos científicos, eles vão fingir que não viram e te atacar com argumentos em círculos ou apenas ofensas mesmo.
A seita do "não toqueis no ungido" ("não toqueis na arca") é uma seita bem chatinha também, para ela o que qualquer pastor (deles) disser ou fizer está correto e mesmo os erros óbvios demonstrados são ignorados com desculpas esfarrapadas do tipo : "isso é entre ele e Deus, não julgue pra não ser julgado", "não toque no ungido", "Você está tocando na arca" e por aí vai... São para a religião o mesmo que os governistas citados acima... Esquecem que "A verdade vos libertará" e que é dever do cristão denunciar os falsos profetas e corrigir fraternalmente o irmão que está em erro...
Já ia esquecer as Olavettes, os fanáticos seguidores de Olavo de Carvalho ("filosofo" sem formação, moralista que só sabe xingar, reconhecido apenas pelos seus trabalhos em astrologia, tem um vlog que permite a piadinha com o programa de TV ICarly transformado em ICarvaly...), esse grupo é uma versão piorada dos fundamentalistas reacionários bolsonaristas por ainda acreditarem em teorias da conspiração e acharem que o Foro de São Paulo é um clube secreto e não uma organização com tudo divulgado em seu site oficial... Olavettes não tem argumento, vão te ofender e dizer que você está comprado pelo PT e pelas FARC... Ah sim, o PSDB para eles é um fantoche de Cuba para enganar que no Brasil existe oposição ao PT...


Ainda vale lutar por uma sociedade #SemMedoDaDemocracia, com pessoas que saibam conviver com as diferenças, argumentar racionalmente e principalmente que saibam ser críticas até sobre si e seus aliados/amigos. Precisamos salvar os ideais democráticos, não só nas eleições, mas no nosso cotidiano.

1 comentários:

Unknown disse...

Muito bom companheiro... sem medo da democracia SEMPRE!! estou curtindo seu blog, muito inteligente!

Postar um comentário