Tugce e o martírio nosso de cada dia

on segunda-feira, 1 de dezembro de 2014
Sempre digo que a coisa que mais me enoja em uma pessoa é a omissão, prefiro inclusive tomar o partido errado do que não tomar partido “Seja quente ou seja frio, não seja morno que eu te vomito” (Apocalipse 3:16), mas infelizmente as pessoas estão mais dispostas a se preservar covardemente do que assumir os riscos do martírio.

Não é atoa que supostamente segundo Dante "No inferno os lugares mais quentes são reservados àqueles que escolheram a neutralidade em tempo de crise". Não há salvação para um sociedade acovardada, ela própria já escolheu viver condenada.

Curioso é ver que nossa sociedade, que quando é conveniente alega ter algum valor baseado na tradição judaico-cristã, não conseguiu ainda aprender essa antiga lição:

"E vi debaixo do altar as almas dos que tinham sido mortos porque haviam sido fiéis no seu testemunho. Eles gritavam com voz bem forte: — Ó Todo-Poderoso, santo e verdadeiro! Quando julgarás e condenarás os que na terra nos mataram?" (Apocalipse 6:9-10)

In Memmoriam Tugce Albayrak (Fonte da imagem: Jornal Extra)
http://www.publico.pt/mundo/noticia/morte-de-jovem-deixa-alemanha-a-debater-a-coragem-no-diaadia-1677962

O sangue dos mártires é o combustível das mudanças no mundo, nada neste mundo melhorou sem pessoas que se dispuseram a arriscar as próprias vidas em prol do que é certo!

O que seria do mundo sem Maximiliano Kolbe (frade franciscano que trocou de lugar com um prisioneiro de campo de concentração para salvar a vida do mesmo), Dietrich Bonhoeffer (o proeminente pastor e teólogo luterano que foi morto em um campo de concentração por participar da resistência contra os nazistas), rev. Martin Luther King Jr. (Que deu sua vida pelos direitos civis nos EUA), D. Oscar Romero (arcebispo que enfrentou a ditadura em El Salvador), Thomas Becket (arcebispo de cantuária que enfrentou a tirania do rei Henrique II), rev. Atilano Coco Martín e os membros das brigadas internacionais que lutaram contra o franquismo na Espanha, ...

Está na hora de resgatarmos a coragem cívica! Já passou da hora de transformarmos aquilo que acreditamos em ações práticas no cotidiano!

Lembremos das palavras de Martin Luther King Jr.: "Não me assusta o grito dos maus, mas o silêncio dos bons." "Não me assusta a violência de poucos, mas a omissão de muitos...".

Tugce Albayrak VIVE!

"Se você é neutro em situações de injustiça, você escolhe o lado do opressor." D. Desmond Tutu (arcebispo anglicano da África do Sul)

0 comentários:

Postar um comentário