Nossos desastres NÃO SÃO NATURAIS!

on quarta-feira, 11 de dezembro de 2013
Todo o verão é a mesma coisa, a população sofrendo enquanto os nossos políticos (em sua total incompetência e descaso com a população) não tomam as medidas necessárias e tentam depois colocar a culpa na chuva, na natureza, ...

Não bastando isso eu tenho que ouvir uma coisa que dá vontade de rasgar meu diploma de graduação e pós em Geografia: "ahhh mas o prefeito não tem culpa, tem que reclamar com São Pedro ou com a Natureza pelas chuvas".


Embora não exista na teologia cristã nada que diga que São Pedro é quem faz chover, mesmo que ele fosse o responsável, como a chuva em si não é o problema nem ele e nem a natureza são responsáveis. Não temos desastres naturais, todos os desastres "naturais" que temos são consequência direta de ações humanas ou ao menos são reforçados pelas mesmas:

A urbanização por si só já traria vários problemas, mas sem preocupação com o impacto ambiental e sem a realização de medidas preventivas tudo só piora. Alagamentos, deslizamentos e tantos outros desastres "naturais" (sem falar nos desabamentos e outros tipos de desastres) são responsabilidade direta da falta de vontade de nossos governantes em tomar as medidas adequadas ANTES dos desastres e de realizar uma fiscalização adequada ao longo do ano... Aliás, eles gostam é de tentar se promover depois em cima da tragédia alheia:

Não PAESpalho, o povo precisa de um prefeito de verdade, coisa que você nunca foi, ANTES das tragédias ocorrerem para evitar que as mesmas aconteçam e não para depois fazer uma propaganda estúpida/cruel assim.

O povo não pode cair mais na conversa mole desses governantes, pois até o que não pode ser evitado pode ter os danos reduzidos e as pessoas podem ter a assistência necessária. Os prejuízos sofridos pelo povo e principalmente as vidas perdidas nesses desastres DEVEM SER COBRADAS DE NOSSOS GOVERNANTES!
"Somos um Rio" (Slogan do Governo PMDB) e "O Rio passa por aqui" (Slogan da Supervia) devem estar falando das inundações...

A população (com razão revoltada) tem ido para as ruas e agora os professores estão convocando um ato no Centro do Rio de Janeiro para protestar contra tudo isso... O ato será amanhã (12/12 ás 16h na Rio Branco), se é que as inundações não vão inviabilizar a manifestação, segue o link do evento no Facebook: https://www.facebook.com/events/339915419482162/?notif_t=plan_user_joined

Algumas fotos do que ocorreu (vale lembrar que Queimados e Nova Iguaçu quase sumiram do mapa e alguns ramais do trem ficaram impedidos completa ou parcialmente de funcionar):


Na foto o parlamentar juvenil da JSB-RJ (PSB) Luan Peixoto denunciando a situação de onde ele mora.

Por fim segue uma cartilha que pode ser útil e foi elaborada pelo deputado federal Glauber Braga (PSB-RJ):
http://www.glauberbraga.com.br/cartilha_prevencao


OBS.: Espero que nosso povo se lembre disso nas eleições, mas também no seu cotidiano, da importância das questões ambientais para a vida das pessoas (e que não são questões apenas para "hippies abraçadores de árvores" e sim para todos) e de uma ação efetiva no meio urbano para reduzir danos...

Alguns links sobre o assunto:
http://ambientes.ambientebrasil.com.br/agua/artigos_aguas_urbanas/enchentes_e_inundacoes.html
http://geografia.uol.com.br/geografia/mapas-demografia/25/artigo134975-1.asp
http://www.ufrrj.br/institutos/it/de/acidentes/mma10.htm

Aliás podem cobrar também do Aldo Rebelo (PCdoB-SP) e da bancada ruralista pela alteração no código florestal que contribui muito para novos desastres (que depois vão querer chamar de "naturais"):
http://www12.senado.gov.br/codigoflorestal/news/estudo-ocupacao-de-apps-aumenta-mortes-em-enchentes-e-deslizamentos

0 comentários:

Postar um comentário