Por um Natal verdadeiro e um 2014 de luta por um mundo melhor!

on segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
Prezados,
Ao longo dos próximos dias estarei demasiadamente envolvido com as comemorações de Natal e Ano Novo, sendo assim não sei se conseguirei postar algo por aqui. Sendo assim já deixarei minha mensagem de Natal e Ano Novo, mas uma mensagem diferente do blablabla que vemos muitas vezes.

O ano de 2013 foi um ano de muitas mudanças em minha vida em todos os aspectos e apesar de ter feito muito mais do que em 2012 ainda fico com a sensação de não ter feito o suficiente. (Aqui no Blog mesmo tenho uma fila de textos para terminar de montar antes de postar, inclusive sobre o paternalismo educacional e que tem total ligação com esse período final do ano...). Em 2014, SE DEUS QUISER, continuaremos aqui firmes e fortes.

Basta clicar na foto para conhecer a campanha "Natal começa com Cristo"

Costumamos ouvir, com toda a razão, que o Natal deve ser a lembrança do nascimento do pobre e perseguido menino Jesus (descendente do rei Davi, príncipe celeste que como é dito no hino Glória ao Deus Trino, "Coroa, trono, glórias tu deixaste") e que será a voz dos pobres e oprimidos pelo sistema político-religioso vigente. Concordo plenamente, os ensinamentos de Cristo são reconhecidos como elevados por diversas religiões (e até por muitos ateus que o consideram um bom filósofo), mas acho interessante também repensar no exemplo nos deixado por um grande servo de Cristo e que virou um símbolo do Natal moderno: 

"O Verdadeiro Papai Noel

Todos conhecem a estória do Papai Noel (ou Pai Natal em alguns países), porém poucos conhecem como surgiu essa lenda e, menos ainda, quem é a figura real que inspirou o personagem tão comum nos enfeites natalinos.

O Papai Noel nasceu ao longo do tempo, do poema escrito por um clérigo anglicano, o Revdo. Clement Clarke Moore, no poema “Um relato da visita de São Nicolau”, de onde surge a imagem do Papai Noel como conhecemos. o Revdo. Clement, havia escrito o poema para suas filhas e relutou em publicá-lo, porém, uma senhora que teve acesso e se encantou com o poema, o enviou para os jornais.

O Papai Noel foi inspirado em São Nicolau, bispo de Mira, que vivia para ajudar ao próximo, distribuiu sua herança entre os pobres e, entre os vários episódios que deram ao Papai Noel a ideia de alguém que vaga pela noite de Natal distribuindo presentes, um deles é especial: havia um comerciante falido que estava sem o dinheiro para o dote de suas 3 filhas e, no desespero, já as queria enviar para a prostituição. Para salvar as meninas deste fim, Nicolau jogou pela Janela da casa, 3 bolsas com o valor necessário para aquela família. 

São Nicolau foi preso e condenado à morte por ser cristão, sendo salvo pelo Édito de Milão, que tornou livre a prática do cristianismo no Império Romano. Chegou a participar do Concílio de Nicéia, que foi um dos mais importantes da história cristã.

Que Deus nos ajude a vivermos em caridade assim como São Nicolau viveu." por Morôni Azevedo de Vasconcellos publicado no boletim das Paróquias do Bom Jesus e Mediador (Igreja Episcopal Anglicana do Brasil) Ano 2, número 73 – 11 a 17 de dezembro de 2011.

E para 2014... 


0 comentários:

Postar um comentário