Ônus público e bônus privado. A realidade sobre as privatizações.

on sábado, 28 de dezembro de 2013
Eu planejava não postar nada antes de 2014, mas mudei de planos pois há um excesso de assuntos para serem tratados aqui ainda.

Quando se fala das privatizações temos logo dois pensamentos:
1) A esperança por melhorias, já que os nossos serviços públicos são constantemente sucateados.
2) Aqueles que questionam a privaitzação, falando até com justeza de que o serviço continua ruim e tudo o mais.

Ambas as linhas de pensamento esquecem completamente do lado mais bizarro das privatizações. Imagine você que vai haver uma festa, você compra um bolo para ser vendido nessa festa e ao chegar na festa descobre que apenas você está lá e será o único que vai consumir o bolo (e vai ter que comprar pois não há mais nada para ser comprado)... É isso que acontece com as nossas privatizações, o povo (através do governo) investe seu dinheiro nos meios de transporte para alcançar melhorias e alguém se encarrega de vender o serviço novamente para o próprio povo. (quem mais consumiria?)

Em 1998 os trens do RJ (FLUMITRENS) foram privatizados, porém o governo do Estado continua pagando pelas eventuais melhorias do péssimo serviço enquanto a SUPERVIA apenas recolhe os lucros.
Aquele blábláblá de que privado é melhor, em especial em setores que não tem como ter uma concorrência direta NA PRÁTICA (dizer que os trans concorrem com os ônibus é fantasioso e só poderia ser dito por quem não tem usa os transportes públicos do RJ), é pura conversa fiada pois as "melhorias" são feitas pelo próprio governo tal como se público ainda fosse.

Falta de vontade política é o que faz com que quando o transporte é público e qualquer eventual lucro/retorno seria do próprio governo ele não tenha dinheiro para investir, mas basta privatizar que no dia seguinte não falta dinheiro para fazer os empresários lucrarem enquanto o povo fica no prejuizo (perde o dinheiro dos impostos, tem tarifas aumentadas, serviço continua ruim, ...). Sendo algo tão estúpido e que gera tanto prejuízo para a população o que faz com que algum governo faça isso? Fica a dica...
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,mulher-de-cabral-defende-concessionaria-do-estado,500569,0.htm

Mas não pensem que foi um caso isolado não... Olha aí acontecendo cada vez mais:
http://www.diariodopoder.com.br/noticias/galeao-foi-privatizado-mas-investimento-e-publico-2/

OBS.: Concessão (NA PRÁTICA) é privatização! Para entender melhor (e não cair no conto da turma governista): http://www.cartamaior.com.br/?/Coluna/Privatizacao-e-concessao-sutilezas-de-uma-falsa-polemica/26724

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