Um Rio (de Janeiro) com cada vez menos água...

on quinta-feira, 20 de março de 2014

É impressionante a capacidade do ser humano de destruir aquilo que é vital para ele, como podemos ver com diversos princípios éticos e também com a água (sim, a base de toda a vida animal e vegetal).

Sim, nós destruímos nossos rios e cada vez mais sofremos por essa estupidez. Não bastando isso vemos  uma constante tentativa de achar soluções que só pioram as coisas (ao invés de usarmos as que já temos e que funcionam), ESSE É O CASO DA RECENTE INICIATIVA DO GOVERNADOR GERALDO ALCKMIN (PSDB-SP) que pretende desviar água do Paraíba do Sul para abastecer algumas cidades de SP.

Vale lembrar que eu defendo uma forte solidariedade entre municípios, Estados, países, ... Entretanto, para fazer algo devemos fazer da forma correta e tentar tirar ainda mais água de um rio que já passa dificuldades não me parece nem um pouco sensato.

Me recordo de quando ainda trabalhava na rede municipal de Valença e eu costumava conversar com uma colega que também lecionava geografia sobre os problemas do rio Paraíba do Sul (que são mais do que visíveis) e os possíveis riscos futuros, realmente nem poderíamos imaginar ideia tão macabra como essa de exigir ainda mais do pobre rio.

Precisamos ficar alertas para evitar consequências nefastas para nosso Estado, lutando por uma política séria de recuperação e preservação de nossos rios, buscando alternativas para resolver de imediato os graves problemas de abastecimento enfrentados por cidades paulistas (mas sem comprometer mais ainda o abastecimento futuro de água dessas e de outras cidades).

Quer ler mais?

http://www.estadao.com.br/noticias/cidades,rio-ve-risco-de-faltar-agua-com-uso-do-paraiba-do-sul-pelo-sistema-cantareira,1142794,0.htm

http://g1.globo.com/sao-paulo/noticia/2014/03/transpor-agua-do-rio-paraiba-do-sul-nao-resolve-problema-em-sp-diz-ong.html

http://oglobo.globo.com/pais/proposta-de-alckmin-sobre-captacao-de-agua-pegou-vale-do-paraiba-de-surpresa-11925659

Isso é novo? Certamente não...

http://sosriosdobrasil.blogspot.com.br/2010/03/sos-rio-paraiba-do-sul-estudantes.html

0 comentários:

Postar um comentário