Jonas, os professores e uma outra evasão escolar

on domingo, 29 de setembro de 2013
"A palavra de Javé foi dirigida a Jonas, filho de Amati, ordenando: "Levante-se e vá a Nínive, a grande cidade, e anuncie aí que a maldade dela chegou até mim". Jonas partiu, então, com intenção de escapar da presença de Javé, fugindo para Társis. Desceu até Jope e aí encontrou um navio de saída para Társis. Pagou a passagem e embarcou, a fim de ir com eles até Társis, para escapar assim da presença de Javé."
(Jonas 1:1-3)

O livro de Jonas é de fato muito interessante, até mesmo para quem não é cristão, ele conta a história de um profeta (que ao contrário da crença popular não é uma espécie de magico que advinha o futuro, o profeta é quem deseja colocar a sociedade de volta nos trilhos através da denuncia dos erros e do anúncio da verdade. Uma ótima descrição do que é ser um profeta está na música do Pe. Zezinho, SCJ http://www.vagalume.com.br/padre-zezinho/manda-profetas.html ) que tenta fugir do seu chamado, abandonar a sua vocação que Deus lhe havia dado.

Mesmo que por motivos completamente diferentes, hoje, vemos uma preocupante evasão nas escolas, só que não estou falando da evasão de alunos e sim de professores. Vários professores são obrigados a fugir daquele chamado que receberam quando decidiram dedicar anos de estudos e esforços contínuos por sentirem que não dá mais para continuar. Triste situação a nossa de tantas vezes tentarmos olhar para o céu e perguntar a Deus o que fez com que ele nos deste essa complicada vocação, tão complicada que por vezes você acaba tendo que ser profeta e se não tomar cuidado acaba virando mártir. (Isto é o que pensa o professor que é religioso, o que não é deve pensar onde ele estava com a cabeça de ter escolhido esta carreira.)

Imagine que eu lhe faça a oferta para se matar de estudar por anos para encarar uma tarefa que naturalmente é estressante e que você não vai receber a menor estrutura para trabalhar, falando em receber o salário será muito inferior ao que o mercado paga aos seus amigos que não se esforçaram a metade do que você se esforçou. Tal oferta tão ruim ainda é piorada pela pressão e assédio constantes que você irá sofrer e para fechar com chave de ouro nem vão reconhecer o quanto esta oferta é no mínimo cretina.

Pois é não é de se estranhar que hoje quase metade dos nossos professores, tal como Jonas, não querem seguir a vocação para a qual eles nasceram e que é tão importante para a sociedade. A diferença é que o profeta Jonas não queria fazer o que tinha que fazer apenas por não querer ajudar o povo de uma cidade que ele detestava, no nosso caso os professores desistem pois tudo o que o Estado (e a Sociedade por trás dele) faz é inviabilizar o magistério em todos os aspectos até tornar a situação insustentável e o professor ou desiste de tudo ou enlouquece de vez. Cansa ver tanto descaso, tanto desvio de verba, tanta hipocrisia e perseguição contra os profissionais da educação. Um dia cansa você ver que a merenda não chega e que os professores tem que fazer um rateio entre si para que alunos carentes não passem fome na escola.


Seguem algumas notícias falando do assunto:
http://revistaeducacao.uol.com.br/textos/195/adeus-docencia-292321-1.asp
http://www.estadao.com.br/noticias/impresso,a-evasao-no-magisterio-publico-,1070635,0.htm
http://www.gazetadopovo.com.br/vidaecidadania/conteudo.phtml?id=1392135&tit=Evasao-em-licenciatura-chega-a-39

Termino com essa postagem com a reflexão de até quando aceitaremos o descaso com a educação que faz com que muitos dons e talentos se percam e que várias pessoas que poderiam estar fazendo a diferença em nossa sociedade acabam por desistir de tudo. É isso que queremos? Que sociedade vai surgir deste descaso?


OBS.: Apesar de em vários momentos eu já ter me questionado muito e o desânimo ter falado muito alto, eu sempre tentei manter firme em minha mente que a minha motivação é maior e que se eu tenho essa vocação eu devo usar ela da melhor maneira o possível custe o que custar mesmo que isso por vezes me prejudique bastante. Já que não estou aqui para brincadeira então só me resta lutar e continuar este trabalho no blog que visa ser profético (pela denúncia e pela esperança que pretende avivar nos corações de outros colegas) mas que também abre brechas para o martírio (a represália é sempre uma possibilidade para os que não se conformam com os erros de nossa sociedade.). E vamos à luta! (http://letras.mus.br/gonzaguinha/259335/)

0 comentários:

Postar um comentário