A teoria da conspiração com o logo da Copa e a geração sem referências políticas.

on domingo, 29 de junho de 2014
A nossa atual geração padece completamente de referências políticas, tanto na direita quanto na esquerda, mas tenho a leve impressão de que a coisa fica mais grave ainda na nova direita brasileira.

Se a direita no passado conseguiu ter intelectuais respeitados, hoje o mesmo já não ocorre. A nova direita brasileira é alimentada por pessoas como Olavo de Carvalho (que se diz filósofo e professor sem ter nenhuma formação e só ficou conhecido como astrólogo e mesmo nessa área sofreu muitas críticas), o polemista Lobão (que sempre só soube fazer polêmica sem conteúdo na esquerda e na direita) e Rodrigo Constantino, ou seja é uma direita que se alimenta de teorias da conspiração e um ódio cego sobre uma suposta ameaça comunista escondida debaixo da cama... Ao ponto de fazer uma matéria RIDÍCULA na Revista Veja dizendo que no logo da copa o 2014 está em vermelho como mensagem subliminar PTista e que possivelmente a mão faz um L em referência ao Lula. É inacreditável, mas é real:
http://veja.abril.com.br/blog/rodrigo-constantino/democracia/o-logo-vermelho-da-copa/

O absurdo foi tamanho que a matéria virou piada até entre jornalistas dos EUA:
http://www.revistaforum.com.br/blog/2014/06/los-angeles-times-tira-o-sarro-da-revista-veja/

Só para chutar cachorro morto olhem alguns logos de copas do mundo que encontrei na internet:


Não perceberam onde está o erro? Vários logos usaram cores que não são do país... Na copa de 1970 as cores do México não estavam representadas, o mesmo na de 1974 onde as cores da Alemanha Ocidental não estavam representadas, vale também para a copa de 2002 no Japão e Coréia do Sul onde o verde e o amarelo não fazem parte das cores de nenhum dos dois países (e não vi os conspiracionistas dizendo que era um sinal de que tudo estava armado pro Brasil), na copa de 2006 também haviam cores estranhas as da bandeira da Alemanha (azul, verde e amarelo), ...

Ao invés de pensar que o vermelho ficaria destacado no verde e amarelo, resolveram pensar logo na hipótese mais conspiratória o possível e menos fundamentada. Aliás o logo foi muito criticado por profissionais por parecer com uma cara envergonhada e ter problemas técnicos:
"Falando nisso, esse nosso logo é verde e amarelo, as cores da bandeira.
Não precisaria ser verde e amarelo. Poderia ser laranja, preto... O país vai patrocinar, mas o país não vai ser o vencedor da Copa. Pode ser que seja, pode ser que não seja. Só com verde amarelo é fácil. Qualquer coisa faz verde e amarelo. Verde e amarelo é um dos elementos do sinal do Brasil, mas não é o sinal do Brasil." http://terramagazine.terra.com.br/interna/0,,OI4553699-EI6583,00-Designer+critica+logo+da+Copa+E+uma+porcaria.html

Sinceramente? O logo da copa é o menos importante... O problema é o prejuízo social causado pela copa com o desperdício de dinheiro público, autoritarismo contra as manifestações e a remoção de casas populares para as instalações da Copa.

0 comentários:

Postar um comentário