Redução da maioridade? Para a cadeia ou para o trabalho/dignidade?

on sábado, 14 de junho de 2014
Um dos debates mais acalorados e estimulados pela mídia é sobre a redução da maioridade penal, debate esse que já  chegou até aos presidenciáveis com Dilma (PT) e Eduardo Campos (PSB) contra a redução e Aécio Neves (PSDB) favorável a redução:

http://politica.estadao.com.br/noticias/geral,eduardo-campos-diz-ser-contra-reducao-da-maioridade-penal,1157127




Mas, se a mídia adora focar qualquer crime causado por menores (como se fossem necessariamente os piores ou a grande maioria, quando na realidade estão longe disso), pouco gosta de apontar soluções necessárias para ajudar os menores a terem um futuro digno. A educação já seria o básico, mas se os defensores da redução da maioridade adoram lembrar que com 16 anos se pode votar eles nem de longe pensam com em dar o direito de casar ou dirigir com 16 anos, pior ainda que nunca falam do direito de TRABALHAR com 16 anos...

Na teoria a iniciativa privada pode contratar um menor de 18 anos mas na prática, em função do serviço militar obrigatório, raramente algum menor de 18 anos é contratado. Sim, o fim do serviço militar OBRIGATÓRIO  ajudaria e muito tanto para os que não querem servir poderem ser empregados quanto para os que desejam servir poderem ter mais vagas no serviço militar.

E no serviço público? A lei diz que um menor que passe em um concurso pode ser emancipado, mas nenhum (ou quase nenhum) edital de concurso aceita que menores de 18 anos possam tomar posse em seus cargos. Assim sendo, em Pinheiral-RJ o vereador Felipe Rivello (PSB) fez uma lei para ninguém botar defeito: Reduzir a maioridade em CONCURSOS na sua cidade (afinal ele é vereador, mas bem que isso deveria ser levado para os demais municípios e para as esferas estaduais e federal).

http://diariodovale.uol.com.br/noticias/2,87760,Vereador-tenta-reduzir-maioridade--para-empregar-jovens-em-Pinheiral.html#axzz2y8cKQj4g

Sim, seja você contra ou favorável a redução da maioridade PENAL, não tem nenhum motivo para querer atrapalhar os nossos jovens de terem acesso ao seus sustento de uma maneira honesta.

0 comentários:

Postar um comentário