Ou todos ficarão livres ou estaremos todos presos.

on quinta-feira, 17 de outubro de 2013



Tempos sombrios estão começando!
A criminalização dos movimentos sociais chegou a um nível inimaginável em uma sociedade dita democrática. Manifestantes pacíficos são presos sob a acusação de formação de quadrilha e tratados como terroristas enquanto a polícia nem se preocupa em alegar mais que são "vândalos" que estariam fazendo algo, eles te prendem sem dar qualquer explicação e a qualquer momento.

Mas as atitudes de nossos governantes (e sua polícia) já são tão bestiais que nem se faz necessário comentar mais nada. Tenho que confessar no entanto que ao ver tais cenas eu realmente me lembrei de um temor que eu sempre tive sobre a tal "Lei da Ficha Limpa". A iniciativa de evitar corruptos nas eleições é louvável, mas eu sempre pensei que a lei que proíbe a candidatura de pessoas que foram condenadas era uma faca de dois gumes.

Se por um lado essa lei evita alguns políticos corruptos de se elegerem, me parece que a mesma lei também beneficia outros políticos que são inimigos do povo (como o atual governador do RJ), ou seja manifestantes que forem presos em ações arbitrárias como essa podem ser impedidos de se candidatarem a qualquer cargo político (sem falar nos problemas para aquele que é ou deseja ser servidor público). Me parece algo muito conveniente para certos políticos inviabilizar a participação nas eleições de pessoas mais engajadas e esclarecidas que vão se opor aos que estão atualmente no comando.

Devemos pensar em acabar com a ficha limpa e com as restrições para servidores públicos? Não! Devemos é rever essas falhas na legislação para que ela continue a punir quem de fato merece ao invés de punir também os injustamente perseguidos. Esse é o momento mais propício para esta discussão? A prioridade total deve ser primeiramente salvar a democracia e lutar pela libertação de TODOS os manifestantes presos e a anulação de todos os processos (administrativos ou jurídicos). No entanto, cedo ou tarde, teremos que repensar estas questões visando assegurar o pleno exercício democrático tanto nas ruas quanto nas urnas. (Aliás as urnas também precisam ser revistas.)

Agora é a hora da luta e precisamos estar unidos, ou não poderemos reclamar quando formos agredidos, presos e torturados repentinamente. É isso que vai acontecer com você cidadão de bem, ser agredido, preso e torturado sem nenhuma justificativa. Lembre-se que toda a sociedade está em risco quando o Estado dá carta branca aos seus agentes para cometerem qualquer barbaridade.

E agora? Vamos pras ruas ou vamos esperar que toda a nossa liberdade seja roubada?



0 comentários:

Postar um comentário